Relatorio
Em si, o experimento tem o objetivo de demonstrar a teoria de Bohr, seguindo todos os critérios estabelecidos por ele, segundo Bohr colocando uma substância em contato com energia, neste caso absorvendo a mesma, esta substância reagiria liberando luz, que neste caso seria os fótons. Porém cada substância possui determinados comprimentos de ondas, o que diferencia a cor que será visualizada no momento que esta substancia libera luz.
1. Introdução
O experimento foi baseado no átomo de Bohr, que postulou a teoria de que uma substância após absorver energia, ela libera na forma de luz. “Ele deduziu que um átomo, um elétron não está livre pra ter qualquer quantidade de energia. Preferencialmente, um elétron em um átomo pode ter somente certas quantidades específicas de energia; isto é a energia de um elétron em um átomo é quantizada“ (BOHR in Química Geral).
Como citou Bohr, todo elemento possui uma liberação de energia (fóton*) e um comprimento de onda diferente, que influenciará na cor da luz que a substância irá liberar.
2. Experimento
Nesse experimento foram utilizados como materiais: uma lamparina de álcool, uma haste metálica, piscete contendo água destilada. E como reagentes: sódio, lítio, potássio, cálcio, ferro, cobre, bário.
Como procedimento esterilizar a haste metálica, induzi-la a uma solução de cátion tomando uma pequena porção e levando a lamparina de álcool acesa e verificar nova cor que toma o fogo.
3. Resultados
Observações: em alguns elementos as cores de luz que foram emitidas não foram as esperadas, após algum tempo sob o fogo os elementos tende a mudar o comprimento de onda que a luz é liberada mudando a sua cor emitida. Foi observado também que essa teoria é utilizada no dia-a-dia como fogos de artifícios.
Ao realizar os procedimentos nos conseguimos uma mudança de cor da luz emitida, para cada elemento especifico.
Tabela.1: Dados experimentais