Relatorio
Procedimento: Materiais: Utilizou-se erlenmeyer, funil de separaçao, banho de gelo, bequer, suporte universal, garra metalica, sistema de micro-destilaçao, pedras de porcelana, HCl concentrado, alcool t-butilico, soluçao de AgNO3 a 5%, sulfato de sodio anidro Procedimento: Em um erlenmeyer colocou-se 10mL de álcool t-butilico e resfriou-se em banho de gelo a 5 C. Adicionou-se vagarosamente com agitação constante 28 mL de acido clorídrico concentrado. Transferiu-se cuidadosamente a mistura relacional para o funil de separação. Tampou-se o funil e agitou-se cuidadosamente. Agitou-se vagarosamente a mistura do funil de separação. Durante a agitação do funil, abriu-se a torneira que ocorresse a liberação da pressão. Agitou-se o funil durante dois a 3 minutos, abrindo-a ocasionalmente (para escape). Deixou-se o funil em repouso até a completa separação das fases. Separou-se as duas fases. Descarta-se a fase acida(inferior). Lavou-se a fase orgânica com 8 mL de Bicarbonato de sódio a 5% e depois com 8mL de água destilada, descartando a fase aquosa. Transferiu-se a fase orgânica para um bequer pequeno seco e adicionou-se sulfato de sódio. Transferiu-se a fase orgânica para um balão de fundo redondo de micro-destilação, adicionou-se pedras de porcelana e destilou-se o cloreto de terc-butila usando banho-maria. Colete q fração entre 49-51 graus C, contendo o haleto de alquila, em um recipiente com banho de gelo.
Teste de confirmação: Agitou-se em um tubo de ensaio, 0,1 ml de halogeneto com duas gotas de soluçao alcólica de nitrato de prata (se necessário aquecer em banho maria), o aparecimento do precipitado branco indica a presença do cloreto de t-butila.
Resultados e discussão: A Síntese do cloreto de terc-butila foi realizado através da reação do álcool terc-butila com o acido clorídrico. (Etapa 1 da reação) A hidróxila por ser um nucleofilo forte, nao será um bom grupo de saída, por isso sera