relatorio
Neste relatório será apresentado o paquímetro que é um instrumento utilizado para medir dimensões, tais como comprimentos, diâmetros internos e externos de tubos, etc. com precisão de centésimos de milímetros. Em situações que exigem medidas mais precisas pode– se utilizar o paquímetro, pois sua medida tem maior precisão do que instrumentos mais comuns, tais como régua ou trena. Uma característica importante da utilização do paquímetro é que, por ser um instrumento de alta precisão, seu manuseio requer mais cuidados que o necessário quando comparado a outros instrumentos de menor qualidade. Isso acontece porque erros cometidos por manipulação inadequada, que não são visíveis em outros instrumentos, alteram a leitura do paquímetro, produzindo medidas incorretas. Esses erros são difíceis de serem notados e corrigidos, por isso devem ser evitados através do manuseio correto do instrumento.
2. Fundamentação Teórica
O paquímetro é um instrumento utilizado para medir pequenos comprimentos (medidas internas, externas, profundidades e ressaltos). Constituído por uma escala graduada em milímetros na parte inferior e em polegadas na parte superior e uma escala graduada móvel denominada nônio ou vernier. O nônio fornece o décimo e o centésimo de milímetro dependendo de sua sensibilidade. O encosto fixo e o encosto móvel são utilizados para medidas externas, a orelha fixa e a orelha móvel para medidas de cavidades e ressaltos e a haste para medidas de profundidades.
A precisão de um paquímetro depende do número de divisões do seu nônio. Os mais comuns têm nônio com 10, 20 ou 50 divisões. Para encontrar a precisão podemos utilizar a seguinte equação:
Precisão = unidade da escala do paquímetro / divisões do nônio
TIPOS DE PAQUÍMETRO
Paquímetro universal: É utilizado em medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos. Trata-se do tipo mais usado.
Paquímetro universal com relógio: O relógio acoplado ao cursor facilita a leitura, agilizando a