Relatorio
Tarefa 1 – N2
1) Você considera importante e significativo a atuação e a presença da família no desenvolvimento da criança?
Justifique.
Os pais exercem grande papel dentro da família, pois é através deles que a criança dá inicio a seu contato social em nossa cultura. É na família que a criança forma suas primeiras ligações afetivas e encontra seus modelos. Porém, mesmo com todas as mudanças, a família não perdeu seu papel representativo para a manutenção da espécie humana. A concretização familiar como grupo social se dá a partir do surgimento de novas gerações, onde são depositadas imagens da criança mesmo antes do nascer, coisas como, expectativas, desejos e idealizações para a continuação cultural.
A família depende, em grande parte, de sua organização social, política e econômica para exercer suas funções, sendo esta a instituição responsável pela integração da criança no mundo adulto. Para tanto, deve promover a socialização infantil, na qual a criança aprende a desenvolver seus valores e a canalizar seus afetos, avaliando e selecionando suas relações. A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade. Uma boa educação dentro de casa garante uma base mais sólida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais, características do período de amadurecimento. A ausência familiar gera graves conseqüências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades.
2) Fale da ação da Escola ao formar o aluno em seu aspecto social.
A escola existe para cumprir uma função social, ou seja, os fins educativos propostos pela sociedade. O papel da educação acompanhado do processo de acontecimentos é de gerar consciências críticas, transformadoras, criadoras e democráticas. O educador passa a ser aquele que