relatorio
Problema/Objetivo- página 1
Introdução Teórica – página 3 e 4
Cuidados de Segurança
Problema
O problema tratado no presente relatório consiste na identificação de uma substância através de uma das suas constantes físicas, a densidade bem como a pureza dessa substância.
Objetivo
Fundamento Teórica
Estas propriedades são também chamadas constantes físicas e permitem identificar e reconhecer cada substância entre outras, funcionando como um código genético.
Os materiais que se encontram na natureza não são, normalmente, substâncias puras, mas, sim, mistura de substâncias que podem entre outras substâncias simples que podem ser separadas por diferentes processos.
Mesmo as substâncias ditas puras têm uma determinada percentagem de impurezas.
A determinação das constantes físicas de uma amostra de substância poderá, pois, servir para identificar essa substância e avaliar o seu grau de pureza.
A densidade ou a massa volúmica de uma substância é a massa existente em cada unidade de volume dessa substância.
A densidade representa-se pela letra grega ρ (lê-se ró).
A unidade SI de densidade é o Kg/m³.Usualmente exprime-se g/cm³ e resolve-se pela seguinte expressão: ρ = m/V
Para além desta densidade, existe ainda a densidade relativa (d), que é dada entre a massa de um volume da substância em estudo e a massa de igual volume de uma substância tomada como referência isto é:
Substância
Alumínio
Zinco
Ferro
Cobre
Chumbo
Mercúrio
Etanol
Água a 4ºC
Éter dietílico
Densidade relativa (d)
2,70
7,14
7,87
8,96
11,3
13,5
0,79
1,00
1,04
O resultado é apresentado sem qualquer unidade, já que a densidade relativa é uma grandeza adimensional. A substância de referência é geralmente água destilada à temperatura de 4°C, uma vez que a densidade da água a esta temperatura é igual a 1g/cm3. Sendo assim, a densidade e densidade relativa terão igual valor numérico.