relatorio
O Fernando vem adaptando-se gradativamente à rotina da escola. Brinca e interage com os colegas, mas durante a entrada, oscila momentos em que entra de forma espontânea e momentos de estranhamento e até certo charminho, na tentativa de solidarizar a mãe a levá-lo de volta, cessa o “chorinho” assim que a mãe se afasta e já parte para a brincadeira. Relaciona-se muito bem com a educadora e com os colegas e adultos do convívio escolar. Comunica-se com facilidade e esbanja simpatia. Já identifica e nomeia todos, reconhece seus objetos pessoais e os dos colegas e professora e auxilia a educadora “traduzindo” o que os colegas falam, quando necessário.
Vem apresentando consideráveis progressos em suas interações e tem se integrado com facilidade aos grupos nas brincadeiras de pátio por exemplo, interage com crianças de outras turminhas e já não necessita mais que eu esteja ao seu lado sempre, sendo necessário apenas que eu permaneça no seu campo de visão, saindo para explorar os vários espaços e brinquedos e me chamando quando não me vê. Já está negociando brinquedos, justificando sua posição e explicando seus descontentamentos. Nas disputas por brinquedos ou durante conflitos, em algumas vezes costuma reagir impulsivamente, mordendo e, aos poucos vem buscando corrigir esta atitude e demonstra estar construindo um controle de suas ações.
Sempre animado e muito simpático, se diverte escapando para a sala da mana e, ao retornar, conta alegre e orgulhoso que fugiu para ver a “Lala”. Muito determinado e seguro de suas decisões, já tem suas preferências e solicita as músicas e brincadeiras de sua preferência, insistindo para que sejam repetidas várias vezes. A sua canção preferia tem sido “ a bicicleta”, a qual ele solicita várias vezes consecutivas e não se cansa de cantar e dançar, sempre dramatizando os movimentos.
Muito prestativo, tem sido um ótimo ajudante, coloca papéis no lixo, ajuda na hora de recolher brinquedos, materiais e outros objetos