Relatorio
Salvador
2013
Associação de molas
Projeto de pratica cientifica apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Física Geral e Experimental II da
Salvador
2013
Objetivo Geral:
Através de observações e medições, o aluno devera ser capaz de:
a) Observar o comportamento do sistema com molas associadas.
b) Observar o comportamento do sistema com as molas em paralelo.
c) Determinar experimentalmente a constante de rigidez das três molas através da deformação estática da mola sob a ação de massas conhecidas.
Introdução
No estudo de sistemas dinâmicos consideramos que a massa da mola é desprezível e assim como os agentes externos como a resistência do ar.
Nesta pratica cientifica, vamos comparar a constante elástica de três molas diferentes e mensurar qual o valor destas constantes. Na sequencia iremos monta-las em dois arranjos distintos, em paralelo e em sequencia. Adicionar pesos a esses sistemas e obter o quanto cada um ira se distender.
E finalizando o experimento, usaremos a mola com maior rigidez para medir o período de 10 oscilações do conjunto massa/mola.
Metodologia:
O passo inicial da pratica com molas e massas é pesar as massas, para se obter os valores de seu respectivos pesos. Em seguida montamos cada mola individualmente em um suporte e colocamos os três lastros de peso, um a um, e medimos o quanto a mola distendeu a cada acréscimo de peso. Fizemos este procedimento com três molas obtendo os resultados descritos na tabela 01.
De posse dos valores das massas e de quanto as molas se distenderam, podemos assim calculas a constante elástica das molas utilizando as equações matemáticas : ; e .
Com os dados das molas mensurados individualmente, passamos ao segundo passo da pratica montando o sistema de molas em paralelo e adicionando os pesos um a um e medindo o quando a mola se distende. Em seguida montamos o