Relatorio
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
Determinação da concentração de cafeína e ácido benzóico no refrigerante
Bruna Freiris
Camila Oliveira
Gabriel Medeiros
Jéssica Lucas
Marina Neves
Vítor Guimarães
Matéria: Análise Instrumental Experimental ao curso de Engenharia Química sob responsabilidade do professor Vagner.
Ouro Branco – MG
Fevereiro de 2013 1. Introdução
A espectroscopia de absorção UV-Vis possui uma vasta aplicação para identificação e determinação de milhares de espécies inorgânicas e orgânicas. Estes métodos talvez sejam os mais amplamente usados dentre todas as técnicas de análise quantitativa em laboratórios químicos e clínicos em todo o mundo. Essa técnica utiliza a radiação eletromagnética cujos comprimentos variam entre 200 a 780 nm. Quando estimulada com esse tipo de radiação, a molécula da espécie visada a ser analisada pode sofrer transições eletrônicas por ocasião da absorção de energia quantizada. O espectro eletrônico de absorção é o registro gráfico da resposta do sistema ao estímulo.
A lei de Lambert-Beer é responsável pelo tratamento quantitativo da absorção de energia radiante pela matéria, a qual mostra que adições sucessivas de moléculas de igual poder de absorção situadas no percurso de um feixe de radiação monocromática absorvem iguais frações de energia radiante que os atravessa.
A estrutura eletrônica da molécula é modificada em função da absorção de energia UV-Vis em conseqüência de transições eletrônicas que envolvem geralmente elétrons π e n (não ligantes) envolvidos em ligações. Dessa maneira é necessário que a molécula contenha pelos menos um grupo funcional insaturado para fornecer os orbitais moleculares π e n, os chamados grupos cromóforos.
Espécies como a cafeína e o ácido benzoico, presentes no refrigerante, possuem grupos cromóforos em sua estrutura, portanto pode-se quantificar tais espécies utilizando a espectroscopia de absorção UV-Vis. Sabe-se que alguns