relatorio
DO ACRE/CAMPUS AVANÇADO XAPURI
DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – DEPE
COORDENAÇÃO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
RELATÓRIO ATIVIDADE EXPERIMENTAL
Professor: Iusseny Vieira
Discentes: Edilúcio Siqueira de Almeida Quêmele Braga de Amorim Maria de Lourdes Ribeiro Mirclei Soares Regiane Lopes
Xapuri_ Acre, Setembro de 2014
RELATÓRIO 1ª AULA EXPERIMENTAL
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIEMENTAL
Resumo
A referida aula teve como objetivo testar as propriedades do etanol 99,5%. Dentre as várias destacamos a concentração de água testado com sulfato de cobre e reações de oxidação com permanganato de potássio, dicromato de potássio e ácido sulfúrico.
Introdução
O Álcool Etílico, sofre oxidação sob a ação de solução de Dicromato de Potássio (K2Cr2O7) ou de Permanganato de Potássio (KMnO4) na presença de Ácido Sulfúrico (H2SO4) diluído, formando Aldeído Acético. O álcool etílico pode, também, ser oxidado a aldeído acético pelo Iodo (I2).
Se houver excesso de Iodo poderá ser formando o Aldeído Triiodoacético (I3CCHO). O aldeído triiodoacético formando reage com o hidróxido de sódio (NaOH), produzindo o Iodofórmio (CHI3) e o Formiato de Sódio (HCOONa).
As reações podem ser monitoradas pela mudança na coloração e pelo odor característico do aldeído formado.
A primeira reação explica a formação do aldeído acético pelo dicromato de potássio. Enquanto a segunda reação explica a formação do aldeído acético pelo permanganato de potássio.
Parte Experimental
Material
i. Tubo de ensaio ii. Suporte para tubos iii. Becker iv. Bastão de vidro
v. Chapa aquecedora vi. Capsula de porcelana vii. Solução de: permanganato de potássio, dicromato de potássio e ácido sulfúrico viii. Álcool comercial ix. Sulfato de cobre penta-hidratado
x. Espátula xi. Pinça de madeira
Procedimento Experimental
Experimental 1 (Presença de