relatorio
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
JOÃO FLÁVIO SANTOS
KAROLINE DOS SANTOS DA SILVA
LETICIA PATRICIO FERREIRA
CROMATOGRAFIA EM COLUNA
CRICIÚMA – 2013
JOÃO FLÁVIO SANTOS
KAROLINE DOS SANTOS DA SILVA
LETICIA PATRICIO FERREIRA
PAULA PEREIRA LOPES
CROMATOGRAFIA EM COLUNA
Relatório apresentado à disciplina de Quimica Experimental I, do Curso de Engenharia de Produção, solicitado pelo Profo. Erlon Mendes.
CRICIÚMA – 2013
1 INTRODUÇÃO
A cromatografia é um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, realizada através da distribuição destes componentes entre duas fases, que estão em contato íntimo. Uma das fases permanece estacionária enquanto a outra move-se através dela. Durante a passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, os componentes da mistura são distribuídos entre as duas fases, de tal forma que cada um dos componentes é seletivamente retido pela fase estacionária, resultando em migrações diferenciais destes componentes. (COLLINS, 1997, p13)
O presente relatório tem como objetivo abordar sobre a cromatografia em coluna, que foram efetuados na 6ª aula pratica da disciplina.
2 OBJETIVOS
Os experimentos neste descrito tem como objetivos:
Separar os compostos de uma mistura de metileno (azul) com metila (alaranjado) por meio da cromatografia em coluna;
Compreender a função da sílica gel como fase estacionária.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 CROMATOGRAFIA EM COLUNA
“De maneira geral, a coluna cromatográfica é constituída por um tubo de vidro, em posição vertical; a extremidade superior é aberta e a inferior é afilada terminando numa torneira, que permitirá o controle da vazão da fase móvel.
As dimensões da coluna dependerão da quantidade de material a ser cromatografado. Por exemplo, se a quantidade de material for