Relatorio
Molaridade ou concentração molar é a relação entre o número de moles do soluto e o volume da solução, em litros.
Sendo: M = molaridade ou concentração molar n1= número de moles do soluto. V = volume da solução, em litros. A disposição de um reagente no estado puro facilita a preparação de uma solução com molaridade definida, pois pesa-se uma fração determinada do mol, dissolvendo-se a massa pesada num solvente apropriado e completando-se a solução até um volume conhecido.
Essa prática terá como objetivo, a utilização da fórmula M = n/V para encontrar as molaridades das substâncias: Cloreto de Sódio;Sacarose; e ácido acético.
.
2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Uma solução é uma mistura homogênea de um soluto (substância a ser dissolvida) distribuída através de um solvente (substância que efetua a dissolução). As soluções mais familiares são aquelas no estado líquido, especialmente as que usam água como solvente. Um dos aspectos mais importantes é a preparação e a expressão da concentração de soluções.
As Propriedades Coligativas de uma solução são aquelas as quais se relacionam diretamente com o número de partículas de um soluto que se encontram dispersas em um determinado solvente. Ou seja, dependem unicamente da concentração de uma solução, e não são influenciadas pela natureza do soluto.
Quando uma amostra de água contém cloreto de sódio dissolvido, a pressão de vapor da água sobre a solução é diferente daquela sobre a água pura.
3. OBJETIVOS
* Praticar técnicas de volumetria e pesagem; * Manipular corretamente a vidraria disponível para a realização da experiência; * Analisar a exatidão, os resultados encontrados.
4. MATERIAS
Utilizou-se nessa prática, os seguintes materiais:
* Pipeta graduada (fig.1) * Bastão de vidro (fig. 2) * Balão