relatorio
O relatório a seguir é uma síntese de um trabalho de campo realizado no dia 17 de março de 2013. Onde Adriano Saraiva e Maria José assunção, professores das disciplinas de Fundamentos e Metodologia de Geografia e Historia, organizaram um roteiro de uma aula prática, sobre os pontos históricos de Porto Velho. Através do mesmo os alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana, tiveram o privilégio de conhecer de perto as histórias de nossa cidade, antes citadas apenas nos livros. Através da aula realizada, foi possível enriquecer ainda mais os conhecimentos a respeito da história de Porto Velho. A seguir, serão apresentados os pontos históricos da cidade onde foram visitados.
Aos 17 de março de 2013, a Faculdade Metropolitana sobre os cuidados dos Professores e Mestres, Adriano Saraiva e Maria José Assunção, Professores das disciplinas Fundamentos e Metodologia de Geografia e História, promoveram juntamente com os alunos do 3º Período de Pedagogia, um trabalho de campo onde foi possível relembrar um pouco da História de Rondônia, e como tudo começou. O trabalho iniciou as 8:00h, na Praça Padre João Nicoletti (Praça da Catedral) ponto histórico da cidade de Porto Velho, onde em 1917, foi lançado a pedra fundamental para a construção da Igreja Sagrado Coração de Jesus. No entanto, apesar da pedra fundamental ser lançada em 1917, a história da Catedral Sagrado Coração de Jesus, localizada à Rua D. Pedro II, Praça Padre João Nicoletti no centro de Porto Velho.
Começa a partir de 1927, quando alguns padres salesianos iniciaram a sua construção, tendo o próprio Padre João Nicoletti, em 1928 iniciado a ampliação da igreja. Para se ter uma ideia, o tijolo foi feito no mesmo local, as telhas vieram de Belém-PA, a madeira tirada daqui mesmo. A população de Porto Velho, desde o início colaborou muito, em clima de mutirão (PALITOT, 2013).
Sabe se, que a maior parte do