relatorio
Na condutimetria a grandeza medida é a condutância (condutividade) de uma solução, que traduz a maior ou menor facilidade com que uma solução conduz a corrente elétrica. Em soluções líquidas a corrente é conduzida entre os eletrodos pelos ions dissolvidos. A condutometria direta mede a condutância com vistas à avaliação da concentração de um eletrólito. Tem aplicação muito limitada em virtude do caráter não específico da condutância das soluções iônicas.
Quando o eletrólito e fracamente dissociado, Λ varia com a concentração, principalmente porque o grau de dissociação α varia com a concentração em uma primeira aproximação pode-se chegar à relação. Uma vez calculada e determinada experimentalmente a condutância molar Λ e possível calcular o grau de dissociação real do eletrólito fraco. Como a medida condutimetrica requer a presença de ions, a condutimetria não e usada para analise para as molecalas que não de dissociam.
A condutometria abrange duas técnicas analíticas: a condutometria direta e a titulação condutométrica, A condutimetria direta mede a condutância com vista avaliar a concentração eletrolito
Objetivo: Determinar a condutância equivalente á diluição infinita de um eletrólito forte e um grau de dissociação de um eletrólito fraco.
Materiais Necessários:
1 condutivimetro
10 balão volumétrico de 100 ml
1 balão volumétrico de 250 ml
1 pipeta de 50 ml
2 béqueres de 100 ml
1 bureta de 50 ml
250 ml de cloreto de potássio 0,1 M
250 ml de acido acético 0,05 M
Procedimento experimental:
Primeira parte: calibração da célula. Prepare duas soluções de