relatorio
No dia 26.09.2009 pela manhã foi vivenciado nosso terceiro encontro da disciplina Educação e Inclusão Social, ministrada pela professora doutora Tarciana Karla, na Universidade Federal de Pernambuco.
Neste dia a aula foi iniciada pela professora que buscou fazer um resgate dos primeiros encontros realizados. Onde relembramos alguns dos tópicos abordados nas aulas anteriores como: a ética e inclusão social, onde foram apresentadas pequenas situações que abordavam a ética dos profissionais da educação, apresentações estas realizadas em grupo por nós discentes. Onde dramatizamos situações que podem acontecer no nosso dia-a-dia, dentro de nosso ambiente de trabalho, que é a escola, na qual devemos agir com bastante ética, pois é como uma das autoras estudadas nos fala: “Uma das características da ética é o questionamento do valor das nossas ações humanas.” (PIRES, apud, MARTINS, 2008, p.30).
Sendo assim, fica claro que nós futuros pedagogos devemos ter ética nas nossas ações dentro da escola, valorizando e respeitando as ações dos demais membros da escola.
Após esse resgate a aula continuou a ser dada pela professora, que apresentou na forma de slids, os textos: Por uma ética da inclusão do autor José Pires; e Ética e inclusão: o status da diferença do autor Francisco José de Lima. Textos estes pertencentes ao livro, Inclusão: Compartilhando saberes da autora Lúcia de Araújo Ramos Martins, que teve como objetivo destacar partes importantes dos textos.
A aula foi interrompida por um breve intervalo e após este intervalo, voltou-se a aula trabalhando com o texto do livro Inclusão escolar: pontos e contrapostos da autora Valéria Amorim Arantes. Onde após a leitura do mesmo, a atividade séria elaborar uma pergunta relacionada ao texto, a qual não foi desenvolvida por motivos maiores acontecidos no espaço da Universidade, sendo assim, essa atividade ficou para ser feita em casa.
De acordo com os autores e textos estudos