Relatorio
Curso de Graduação em Engenharia de Produção
Preparo de Soluções
Professora: Dra.Elaine Kikuti
Disciplina: Química Experimental
Ituiutaba - MG
02/02/2014
1) Introdução:
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Podem-se obter soluções de sólidos em líquidos, de líquidos em líquidos, de gases em líquidos, etc. As soluções mais importantes para um químico são as de sólidos em líquidos e de líquidos em líquidos. Em uma solução com dois componentes, um sólido e outro líquido, o líquido é chamado solvente e o sólido, soluto. Quando os dois componentes são líquidos, o que está presente em maior quantidade é chamado de solvente. O solvente mais comum e, portanto, o mais empregado é a água, sendo as soluções preparadas com este solvente denominadas soluções aquosas.
A quantidade de soluto a ser adicionada no solvente é variável, variando-se a concentração da solução. O limite de soluto é determinado pelo coeficiente de solubilidade de cada substância, que é fixo em determinadas condições de temperatura e pressão. Se a solução não atinge esse limite, é chamada solução insaturada; se a solução atinge o limite, é chamada solução saturada e se a solução supera o limite, é chamada de solução supersaturada. Quando a solução é supersaturada, diz-se que ela se encontra em uma situação metaestável, ou seja, ao sofrer qualquer perturbação, o soluto em excesso forma precipitado. (1)
Um detalhe muito importante é que o solvente empregado para o preparo de soluções deve ser o mais puro disponível. Assim, no preparo de soluções aquosas emprega-se água destilada ou ainda mais pura. É evidente que se fosse utilizada água de torneira para se preparar uma solução, esta conteria além do soluto e do solvente todas as impurezas da água, as quais poderiam eventualmente reagir com o soluto. Esta seria, portanto, uma solução de composição desconhecida e de