Relatorio
Departamento de Física
Laboratório de Física I
EXPERIMENTO 4 “ Movimento retilíneo uniforme-MRU”
Curso: Engenharia de Produção Turma: G
Professor: Thiago Coelho
Catalão, 09 de dezembro de 2013.
Introdução
Quando um corpo se desloca com velocidade constante, ao longo de uma trajetória retilínea, dizemos que o seu movimento é retilíneo uniforme ( a palavra “ uniforme” indica que o valor da velocidade permanece constante. Como exemplo, suponhamos um automóvel movendo-se em uma estrada plana e reta, com seu velocímetro indicando sempre uma velocidade de 60 km/h. Assim temos que o móvel gastará o mesmo tempo para percorrer distâncias iguais.
Apesar do Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.) ser definido como aquele que possui velocidade instantânea constante e diferente de zero, a variação da velocidade (aceleração) é constante e igual à zero.
Podemos classificar o movimento uniforme de acordo com o deslocamento ao longo da trajetória. No movimento progressivo, o móvel desloca-se na direção positiva da trajetória. Já no movimento retrógrado, o móvel desloca-se na direção negativa da trajetória.
Função horária do M.R.U.
Sendo o espaço inicial correspondenteao instante t = 0 e Sendo S o espaço num instante t, vem:
Substituindo as equações acima na equação da velocidade média, temos: = :
V =
S - = V.(t - 0)
S = + V.t
Gráficos do M.R.U.
Objetivos: é medir a velocidade de um carrinho sobre um trilho de ar. E verificar que a velocidade é constante na ausência de forças externas; compreender a noção de medida e incerteza experimentais, fazendo medidas de posição e de tempo.
Material necessário
01 centelhador Maréchal;
01 conexão elétrica para o borne preto;
01 conexão elétrica para o borne vermelho;
01 bobina de papel termosensível;
01 retenção M3;
01 cavaleiro isolante;
01 colchão de ar com painel lateral com condutores