relatorio
Assunto:Briófitas ( Gênero Marchantia ) As hepáticas são um grupo de briófitas que possuem uma forma lobada, lembrando o formato de um fígado e, antigamente, acreditavam que estas plantas tinham o poder de curar doenças hepáticas.
Morfologia
Podemos encontrar hepáticas com formas talóide e folhosa.
Hepáticas talóides: A superfície do talo é fina e rica em clorofila, a inferior é incolor e espessa. Essas hepáticas habitam barrancos úmidos, sombreados e locais de baixa temperatura. Este grupo de hepáticas também se reproduz por fragmentação e produção de gemas. Os representantes mais conhecidos deste grupo são a Riccia, Ricciocarpus eMarchantia.
Hepáticas folhosas: as hepáticas folhosas possuem aspecto foliáceo. Existem cerca de 4.000 espécies descritas neste grupo. Normalmente são encontradas em locais bastante úmidos, em troncos de árvores e folhas. São facilmente confundidas com musgos.
Marchantia: estas hepáticas habitam solos úmidos e rochas úmidas. O corpo possui estruturas chamadas gametóforos, que originam os gametângios, e são unissexuadas. Os anteridióforos dão origem aos anterídios, os arquegonióforos ao arquegônio.
Objetivo:
Observação macroscópica da hepática em lupa esteroscópia
Fazer o desenho do que foi visualizado
Corte transversal / anteridióforo e arquegonióforo para observação microscópica
Materiais Utilizados:
-Microscópio Óptico
-Lâminas e lamínulas
-Placas de Petri
-uma amostra do -Gênero Marchantia
-Lupa Esteroscópia
-Lâmina p/ corte e maceração
Procedimentos:
Colocamos as partes estruturais isoladas da hepática em placas de petri e visualizamos primeiramente na lupa esteroscópia,em seguida maceramos uma amostra por vez com uma lâmina de corte com algumas gotas de água,colocamos o macerado em uma lâmina e cobrimos com lamínula ,levamos ao microscópio óptico e observamos em menor aumento,o procedimento foi repetido para todas as amostras.Na ocasião observamos as seguintes