relatorio
CURSO :ENGENHARIA AGRÍCOLA
PROFESSORA: Ana Paula
AULA : A composição e decomposição de duas forças coplanares concorrentes.
Anderson da Silva Umbelino
Eloiny Guimarães Barbosa
Ricardo Aparecido Santos
Anápolis-GO
Setembro/2013
Introdução
Força é qualquer interação entre um conjunto de corpos capaz de provocar deformação e/ou modificação no estado de repouso ou movimentação de um corpo ou sistema de corpos. A intensidade das forças são definidas em termos da aceleração fornecida ao quilograma-padrão, e são consideradas como grandezas vetoriais de forma que sobre elas operamos de acordo com as regras da álgebra vetorial, a força resultante em um corpo é a soma vetorial de todas as forças que atuam naquele corpo.Pode-se aplicar varias forças em um corpo, podendo elas serem colineares onde tem-se o mesmo sentido e coplanares quando os sentidos são diferentes. Forças no mesmo plano podem ser reduzidas a uma resultante se o resultado não for um conjugado. Assim, o torque da resultante em relação a um determinado ponto é igual à soma dos torques das forças em relação ao mesmo ponto.
Em vários casos, os cálculos ficam mais simples com o uso dos componentes dos vetores de forças no sistema de coordenadas X e Y, porque seus valores são facilmente determinados a partir das intensidades e dos ângulos com um eixo.
Quando tem-se varias forças em um corpo e a resultante for nula o corpo agirá como se nenhuma força estivesse sendo aplicada a ele. Este é o estado comum de "equilíbrio" da quase totalidade dos corpos no cotidiano, já que sempre há, na proximidade da Terra, a força da gravidade ou peso atuando sobre todos os corpos.
Determinar a equilibrante de um sistema de duas forças colineares ou não;
Calcular a resultante de duas forças utilizando o método analítico e geométrico.
Conhecer os métodos gráficos e analíticos da composição e decomposição de forças.
Materiais Utilizados