relatorio
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL – CEA
AULA 6: Queda livre
Relatório apresentado à disciplina de
Física I, do curso de Engenharia
Ambiental do Unileste.
Alunos: Professor:
CORONEL FABRICIANO – MG
SETEMBRO DE 2013
Queda Livre
Relatório apresentado à disciplina de
Física I, do curso de Engenharia
Ambiental do Unileste, sob a orientação do professor Marcelino de Souza.
1. INTRODUÇÃO
A queda livre é o movimento de um corpo que, partindo do repouso e desprezando a resistência do ar, está sujeito, apenas à interacção gravítica.
Foi Galileu quem observou que, desprezando a resistência do ar, todos os corpos soltos num mesmo local caem com uma mesma aceleração, quaisquer que sejam suas massas. Essa aceleração é denominada aceleração gravítica ( ), sendo que a única força que actua sobre o corpo é a força gravítica ( ).
Os corpos apenas sujeitos à força gravítica chamam-se graves e dizem-se em queda livre, independentemente do facto de estarem a cair ou a subir.
2. OBJETIVOS
O presente relatório tem como principal objetivo a estudo do movimento de um corpo em queda livre utilizando uma série de equipamentos adequados para esse fim, além da determinação do valor da aceleração da gravidade local por meio de várias análises de seu deslocamento
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Para dar inicio a pratica, utilizou-se o painel de força, o dinamômetro, as molas, dois disco e a balança.
Primeiramente pesaram-se os discos, tendo sua massa. Após, obtiveram o peso dos dois discos com o dinamômetro. Em seguida, virou-se o dinamômetro, e pendurou os discos em uma mola, com uma régua, se mediu a deformação obtida. Depois foram pendurados os discos em duas molas em série, e fez-se o procedimento como o anterior. Logo depois os discos