relatorio
As células constituem o corpo e o seu papel pode ser o mais variado para que o funcionamento deste seja eficiente. Para que isso ocorra, elas possuem desde tarefas simples até as mais especializadas dentro do organismo. A organização das células é de suma importância para que estas consigam exercer a sua função corretamente e as membranas são essenciais para esta organização, tanto na comparti mentalização interna das células como no contato com as demais células.
Esses envoltórios devem ter características de isolar o interior da célula do meio externo e propiciar trocas de substâncias com este meio. Sem trocar substâncias com este meio externo a célula não pode se manter viva, pois precisa receber nutrientes e oxigênio e eliminar resíduos do seu metabolismo. Este envoltório é a membrana plasmática onde sua principal função é a de seletividade (barreira).
Denomina-se fluido intracelular (FIC) o líquido que está dentro das células. Possui em sua totalidade um caráter negativo e para balancear possui também elevadas concentrações de potássio (K+). Já o líquido que está do lado externo das células, chama-se fluido extracelular (FEC) e contém abundância do solu 0 to de cátion de sódio (Na+). Essas concentrações precisam estar em homeostase (manutenção da estabilidade) para o bom funcionamento celular.
Durante a aula prática de Bioquímica observamos a lise de hemácias (rompimento) através da coleta a fresco de uma amostra sanguínea de um voluntário e assim preparar tubos de ensaios com soluções salinas diferentes (isotônicas, hipotônica e hipertônica) e o sangue coletado. O objetivo desta aula é analisar
OBJETIVO
Observar o comportamento da membrana de hemácias frente às diferenças de concentrações intra e extracelular. As hemácias serão submetidas aos seguintes meios (isotônicas, hipotônica e hipertônica).
MATÉRIAS