relatorio
Com vista a debruçar em relação a funções gerais de coordenação e manutenção do organismo, importa saber que o organismo é constituído por líquidos, nomeadamente extracelular e intracelular. Portanto, o liquido extracelular (LEC), ocasionalmente chamado de meio extracelular ou espaço extracelular é todo liquido corporal que se encontra no exterior das células, mas que faz parte do metabolismo de um organismo pluricelular. Líquido intracelular é aquele que se encontra no interior da célula. As células quando submetidas a diferentes meios apresentam alteracoes nos seus volumes, no caso da célula for imersa ao meio isotónico, o seu volume não altera, se for no meio hipertónico ela fica flácida da e no meio hipotónico ela fica túrgida. Os termos hiperosmótico e hiposmóticos referem-se as soluções com maior e menor esmolaridade, respectivamente, em relação aquela do líquido extracelular normal, se os solutos não forem permeantes.
2.Objectivos
2.1.Geral
Compreender os processos que mantém o equilíbrio osmótico entre os líquidos extra e intracelular.
2.2. Específicos
Descrever os compartimentos intracelulares e extracelular;
Irmanar as alterações das células em diferentes meios;
Depreender equilíbrio osmótico entre os líquidos extra e intracelular;
Identificar alterações nos volumes e nas osmolalidades dos líquidos extracelular e intracelular em estados anormais e
Examinar efeito do acréscimo de solução salina ao líquido extracelular.
3.Metodologias
Para a realização do trabalho, foi possível graças a consulta de algumas obras com tema em destaque, revisão bibliográfica e uso de artigos da internet.
4.Manutenção do equilíbrio osmótico entre os líquidos extra e intracelular
A manutenção de um volume relativamente constante dos líquidos corporais é extraordinária, pois existe uma constante troca de líquidos e solutos com o meio externo, assim como entre diferentes compartimentos do corpo. Por exemplo, a entrada de líquidos no corpo é muito