relatorio
################################
CURSO: #########
DISCIPLINA: bioquímica
PROFESSOR(A): ###################
TURNO: INTEGRAL BLOCO I
REAÇÃO DE BENEDICT
TERESINA/PI
16/10/12
INTRODUÇÃO Os carboidratos são, provavelmente, as moléculas mais abundantes na natureza, nos vegetais, por exemplo, essas moléculas representam cerca de 75% desses organismos. Mas não são somente importantes aos vegetais, nos animais também desenpenham papel fundamental como armazenamento( glicogênio), fornecimento de energia( açucares) ou papel estrutural fornecendo rigidez. A reação de benedict tem o objetivo de conhecer e identificar o poder redutor de alguns açúcares.
MATERIAIS E MÉTODOS Usa-se 5 tubos de ensaio numerados de 1 a 5, contendo 1ml de água no tubo 5, 1ml de sol.de sacarose1%no tubo 4, 1 ml de sol.de frutose1% no tubo 1 , 1ml de sol.de glicose1% no tubo 2 e 1ml de sol.de amido1% no tubo 3. Coloca-se em banho-maria durante 3 minutos, adiciona-se a cada tubo 3ml do reativo de benedic, agita-se, recoloca-se no banho-maria durante 3 minutos, retira e observa-se.
RESULTADO
TABELA 1:REAÇÃO DE BENEDICT
SOLUÇÕES
COR
(1)FRUTOSE
ALARANJADO
(2)GLICOSE
VERMELHO TIJOLO
(3)AMIDO
AZULADO
(4)SACAROSE
VERDE-MUSGO
(5)ÁGUA
NÃO REAGE
Fonte : laboratorio de bioquímica FACIME/2012
DISCUSSÃO Observa-se que os açúcas que apresentam a hidroxila livre no C-1 são bons agentes redutores. Por esse mtuvo a extremidade que contém o -OH pass a ser chamada de restemidade redutora e o açucar, de açúcar redutor. A capacidade que esses compostos apresentam de reduzir íons metálicos em soluções alcalinas é um bom método de identificaçao desses compostos. A reação é baseada na redução de íons Cu²+ a Cu+, com formação de um precipitado vermelho, indicando a presença de açúcar redutor.