Relatorio
Curso Superior de Farmácia
Trabalho elaborado seguido de aula pratica à disciplina de farmacognosia curso de Farmácia, 2012/5, na Escola Superior da Amazônia sobre orientações do profº Jair Campos.
MÉTODO INDIRETO DE IDENTIFICAÇÃO DE DROGAS VEGETAIS
EXAME MICROSCÓPICO DE FOLHA
ANÁLISE MICROSCÓPICA DE FOLHA
Belém-Pa
2012
Introdução
A Histologia é o estudo da estrutura do material biológico e das maneiras como os seus componentes se inter-relacionam, tanto estrutural quanto funcionalmente. O estudo da histologia se iniciou com o desenvolvimento de microscópios simples e de técnicas para preparo de material biológico, tornando-o adequado para exame.
A análise microscópica da folha costuma ser precedida da elaboração de cortes. Estes cortes, praticados com auxilio de lamina de barbear e medula de embaúba, são efetuados segundo dois planos de orientação, a saber, corte transversal e corte para dérmico.
Objetivo
Visualizar através do e corte longitudinal no exame microscópico a constituição do tecido foliar e suas camadas celulares.
Material utilizado * Folha de boldo * Becker * Lamina * Lamínula * Pinça * Bisturi * Água sanitária * Água destilada * Glicerina * Aparelho microscópico *
PROCEDIMENTOS
* Escolher uma folha * Separar um fragmento de proximamente 1 cm2 * Com auxilio de uma lamina executar cortes finos * Escolher os corte mais fino e transferir pra o recipiente com água sanitária para descolorir. * Em seguida lavar rapidamente com água destilada * Transferir o corte para lamina, adicionar uma gota de glicerina e cobrir com uma lamínula. * Observar o corte ao microscópico * Comparar com a literatura
1º passo: Escolher uma folha.
Foi escolhida a folha de boldo de tamanho médio que se encontrava em conserva em um Becker.
2º passo: Separar um fragmento de proximamente um cm2
Cortou-se com um bisturi a folha de boldo