Relatorio
INTRODUÇÃO
Sintetizar sulfato de cobre a partir dos reagentes, óxido de cobre e ácido sulfúrico concentrado, até resultar em cristais de sulfato de cobre pentahidratado.
PROCEDIMENTOS
Pesou-se, inicialmente, o óxido de cobre e foi colocado em um copo de bécker de 100mL. Em um erlenmeyer de 50mL, adicionou-se 15mL de água deionizada e, em seguida, lentamente, foi adicionado, com uma pipeta graduada, 10mL de ácido sulfúrico concentrado, obtendo uma solução de aproximadamente 6 mol L-1.
A solução contida no erlenmeyer foi adicionada ao copo de bécker, onde continha o óxido de cobre, podendo observar que durante a dissolução, houve mudança de coloração da solução, de preta para azul.
A solução foi deixada em repouso até estar novamente em temperatura ambiente, em seguida adicionou-se 15mL de água destilada e aqueceu-se novamente até entrar em ebulição. Após, filtrou-se solução utilizando sistema de filtração por gravidade e o filtrado foi transferido para um copo de bécker.
Após o resfriamento da solução, o copo de bécker foi colocado em um banho de gelo. A mistura foi filtrada a vácuo e os cristais foram lavados com etanol até que todo o excesso tivesse sido eliminado. Secou-se os cristais durante alguns minutos, sendo mantidos sob a sucção da bomba de vácuo.
Finalmente, deixou-se secar ao ar por 10 minutos e o papel filtro contendo os cristais de sulfato de cobre pentahidratado foi pesado.
RESULTADOS E CÁLCULOS
CuO pesado: 2,003g
Massa do papel filtro: não foi utilizada pois o papel filtro estava se desmanchando.
CuSO4 massa resultante: 4,30g
CuO + H2SO4 + 4H2O ---> CuSO4 + 5H2O
1 mol CuO ---> 1 mol CuSO4 + 5H2O
79,5g de CuO ---> 249,67g de CuSO4 5H2O
2,003g de CuO ---> X
X = 6,29g
Rendimento
6,29g ------ 100%
4,30g ------ X
X = 68,36%
CONCLUSÃO
Foi possível realizar a síntese do sulfato de cobre pentahidratado, porém o rendimento foi inferior a 100%,