Relatorio O Nome Da Rosa
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Aluno (a):
Matrícula:
1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TÍTULO: Filme – O nome da Rosa
DATA: 16/03/2015
LOCAL: Residência
Carga Horária: 5 Horas
OBJETIVOS:
O filme em questão é uma forma de expressar o pensamento e as práticas dogmáticas (dogma: verdade inquestionável) que imperavam no processo de controle religioso no mundo ocidental em um determinado período da História, neste caso, trabalha-se a mentalidade religiosa católica medieval.
2. ANÁLISE
Durante os séculos XI ao XV é marcada pela desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa ocidental. Ocorreram assim, nesse período transformações na esfera econômica o crescimento do comercio monetário, a polícia formação das monarquias nacionais representadas pelos reis absolutistas e até religiosas, que alcançou através do protestantismo iniciado por Matinho Lutero na Alemanha em 1517.
Seguido de crimes, mistérios e acusações, o filme é ainda conduzido a partir da ideia miserável e manipuladora da igreja em relação ao maniqueísmo bem x mal, um dos seus grandes pilares de sustentação. Além disso, há importante referência filosófica a Aristóteles (dentre tantas outras que são feitas ao longo da história que está sendo contada), visto que os crimes narrados estavam numa biblioteca que escondia propositalmente uma obra deste filósofo que expressava o prazer pela comédia.
Nesse momento a história revela segredos: um Frei antigo do mosteiro escondia esta obra, pois ela poderia fazer com que as pessoas duvidassem dos Evangelhos. Para punir aqueles que se atrevessem a lê-lo, o Frei coloca veneno mortal em suas folhas.
O momento da sociedade medieval do século XIV, marcada pela desintegração do feudalismo e a formação do capitalismo na Europa Ocidental na época em que a igreja controlava o estado e retirava do povo o direito ao conhecimento é o cenário onde se passa essa história. É possível