RELATORIO A LEI DA AGUA
O documentário brasileiro, “A Lei da Água”, fala sobre o novo código florestal a respeito da crise hídrica no Brasil.
No filme é reforçada a importância das florestas para que a água se fixe no solo, para que assim, aqüíferos, reservatórios sejam mantidos naturalmente pela natureza, na raiz desta vegetação, em contraste temos essa nova proposta de código florestal, que foi aprovado pelo congresso.
Os reservatórios só vão permanecer se a reserva florestal equivaler a margem necessária para manter as nascentes em propriedade rurais, sabemos até inclusive que essas mesmas propriedade são as de maior valia, portanto a quantidade de água, vai depender de como essa código de normas vai auxiliar no resguardo dessas áreas nas propriedades privadas.
O filme mostra também, como tudo está relacionado, sem preservação, não temos água, sem água não temos vegetação, plantações para produção de alimentos(café, soja, milho etc), produtos que giram o agronegócio no Brasil, muito menos o gado que depende desta vegetação como forma de sobrevivência. Portanto é de extrema importância a preservação e cautela de nossos recursos hídricos em relação a este conjunto de normas florestais.
Os agricultores, especialistas, cientistas que apoiam a Ação Direta de Inconstitucionalidade do novo Código Florestal no Supremo Tribunal Federal, podem se observados ao longo do filme são porta vozes deste movimento, onde mostram soluções e as conseqüências de como esse problema vem afetando o cultivo, a preservação totalmente interrompida pela ação do homem. Com o intuito de mostrar a população como isso tem afetado, e pode com o passar do tempo afetar cada vez mais a vida de cada cidadão brasileiro.