Relatorio visita tecnica
- INTRODUÇÃO-
Os processos corrosivos estão presentes em todos os locais e a todo instante da nossa vida. Assim, a deterioração de automóveis, eletrodomésticos, estruturas metálicas, instalações industriais, etc são problemas com os quais o homem se depara a todo instante .
A corrosão metálica apresenta proporções significativas em termos econômicos. Foi estimado que aproximadamente 5% da receita de uma nação industrializada são gastos na prevenção da corrosão e na manutenção ou substituição de produtos danificados ou contaminados por reações de corrosão.
Em termos de quantidade de material danificado pela corrosão, estima-se que uma parcela superior a 30% do aço produzido no mundo seja usada para reposição de peças e partes de equipamentos e instalações deterioradas pela corrosão (TOMASHOV, 1986 p-26).
- Conceito de Corrosão. A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. Ao se considerar o emprego de materiais na construção de equipamentos ou instalações é necessário que estes resistam à ação do meio corrosivo, além de apresentar propriedades mecânicas suficientes e características de fabricação adequadas. A corrosão pode incidir sobre diversos tipos de materiais, sejam metálicos como os aços ou as ligas de cobre, por exemplo, ou não metálicos, como plásticos, cerâmicas ou concreto. A ênfase aqui descrita será sobre a corrosão dos materiais metálicos. Esta corrosão é denominada corrosão metálica. Dependendo do tipo de ação do meio corrosivo sobre o material, os processos