Biologia
A tuba abre e fecha à medida que engolimos ou bocejamos, permitindo uma equalização entre a pressão do ouvido externo e do ouvido médio. Uma sensação de pressão pode ser causada no ouvido por este processo de equalização em um avião ou em situações de mudanças de altitude.
A árvore brônquica é formada pelos brônquios, bronquíolos, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos, e é responsável por levar o ar aspirado pelas fossas nasais até o pulmão.
Árvore Brônquica é o conjunto formado pelos dois brônquios principais que temos, situados fora dos pulmões e pelas suas ramificações nos dois pulmões.
À direita, as primeiras ramificações são constituídas pelos três brônquios lobares (superior, médio e inferior), à esquerda, pelos dois brônquios lobares (superior e inferior), dado que o pulmão esquerdo apenas possui dois lobos por causa do coração.
A pleura é uma membrana dupla, semelhante a um saco, que envolve o pulmão. É uma fina capa membranosa formada por dois folhetos: * Pleura parietal que recobre internamente a parede costal da cavidade,esta intimamente ligada com a caixa torácica, sendo subdividida em quatro partes: 1. A pleura costal que cobre as faces internas da parede torácica . 2. pleura mediastinal que cobre as faces laterais do mediastino. 3. pleura diafragmática que cobre a face superior do diafragma. 4. cúpula pleural que recobre a o ápice pulmonar. * Pleura visceral que recobre os pulmões.
A pleura é, portanto, uma membrana envoltória intra-torácica, em cujo interior há um espaço laminar (espaço pleural), também denominado de cavidade pleural.
Os músculos intrínsecos estão relacionados com os movimentos das partes laríngeas, fazendo alterações no comprimento e tensão das pregas vocais e no tamanho e formato da rima glótica na