Relatorio tat
O objetivo deste projeto é analisar a pratica do profissional de psicologia no âmbito da rede pública, em especial no CRAS, destacando entre outros, as dificuldades, a satisfação, a função, a instituição, a equipe interdisciplinar e os métodos empregados no desempenho da atividade.
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é um programa do governo de saúde pública que trabalha com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e fortalecimento dos vínculos destes com a comunidade.
Para dar um suporte com maior qualidade em seu atendimento, cada unidade do CRAS conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiários como “pessoal de apoio”. Os recursos para implantação e manutenção dos CRAS são provenientes do Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Prefeitura de Jacarezinho e do Governo do Estado.
Sendo assim, o psicólogo nesse campo pode desenvolver diferentes atividades em espaços institucionais e comunitários cujo desdobramento servirá aos propósitos deste projeto.
2- OBJETIVO GERAL
Conhecer o campo de atuação do psicólogo na rede de atendimento publico, sua realidade e o seu espaço de trabalho.
3- JUSTIFICATIVA
O CRAS conta com uma equipe técnica mínima de psicólogos e assistentes sociais e encontra algumas diretrizes norteadoras em um Guia Técnico elaborado pelo MDS, no qual se propõe um trabalho conjunto destes profissionais. Entretanto, tais diretrizes não apontam a especificidade dos profissionais em questão. Se, por um lado, este guia formata as ações a serem desenvolvidas pelos técnicos do CRAS, sejam eles psicólogos ou assistentes sociais, por outro, define as atribuições destes sem levar em conta as particularidades da formação de cada profissional. A existência dessas diretrizes, então, nos permite interrogar qual a função do psicólogo nas unidades do CRAS, visto que o SUAS prevê a contratação obrigatória deste profissional.
4-