Relatorio sobre o atendimento de Adolescente- estudo de cASO
Motivo Manifesto: Medo de sair sozinha, dor de barriga, medo do escuro, medo de gente morta.
Motivo Latente: Dificuldade de separação das figuras significativas, possivelmente encontra-se na fase simbiótica, e um comportamento dependente.
Fantasia de cura e doença: A paciente relata desmaiar ao ver sangue, desloca e condensa isso ao fato de ter vivido uma situação onde um vizinho pulou para o quintal de sua casa todo ensanguentado, ficando assim no escuro quieta paralisada, levando a uma fantasia de ser violentada, pelo desejo de ter relações sexuais.
Aspecto consciente: Mente Paralisada.
Aspecto Inconsciente: Energia libidinal reprimida, com tendências fóbicas e paranoicas. (A paciente relata que precisava se confessar com o padre por conta da crisma e comenta que ele poderia lembrar-se do que ela disse durante a missa).
Sintoma: Conflito em relação à sexualidade, e não resolução do complexo edípico.
Aspecto fenomenológico: Sente medo de sair sozinha levando a dores de barriga acarretando em evacuação des dos 15 anos, quando entrou na mirim.
Aspecto Dinâmico: Desejo de ter relações sexuais com o namorado porem evita o contato, apresentando defesas de manipulação, sedução, controle onipotente e defesa maníaca.
Causa um beneficio secundário: Esse comportamento causa um beneficio secundário, pois assim a paciente não precisa crescer e continua sendo a caçulinha da casa.
Expressão de aceitação quanto ao problema: Faz dois anos desde encaminhamento da mirim, parece que há uma acomodação e aceitação diante a problemática.
Confrontação: Existe um desejo por parte da mãe e da adolescente de melhorar os sintomas físicos e psíquicos da paciente
Deslocamento e substituições: desloca os desejos libidinais e agressivos para o corpo, ao ficar alisando o cabelo a masturbação, os impulsos agressivos ao roer unha e as dores de barriga.
Enquadre: houve um ataque na segunda sessão de atendimento, onde eu precisei mudar o dia da