Relatorio sobre vazao hidraulica
Com o manômetro instalado podemos verificar a diferença de altura entre dois trechos e assim efetuar os cálculos correspondentes a vazão real. A seguir verificamos os equipamentos utilizados nesse experimento.
DIAFRAGMA:
É um dispositivo de medição de vazão em um conduto forçado, este dispositivo provoca um estreitamento de seção transversal do escoamento de forma brusca.
Vazão teórica (Qt), Vazão Real (Qr) e Número de Reynolds
Primeiramente calcula-se a vazão teórica e em seguida usando (Qt), calculamos a velocidade(V) através de Q=V.A, em seguida calculamos a viscosidade (ν) através da temperatura e com (V) e (ν), encontramos o número de Reynolds Re=V.D/ ν determinando assim o tipo do escoamento: Laminar (4.000)
Calculamos também a vazão real (Qr) e em seguida o erro usando (Qt) e (Qr), aplicou o erro em (Qr) tendo assim a correção da vazão real (Qr)
1. OBJETIVO:
- Determinar o coeficiente de vazão fornecido pela norma DIN;
- Determinar a vazão real no tubo diafragma;
- Comparar as vazões em termos de erro;
- Tirar conclusões.
2. MATERIAIS:
- Tubo diafragma;
- Quadro de pressões – manômetro;
- Água;
- Termômetro;
-Conjunto motor-bomba
3. FÓRMULAS/ PROCEDIMENTOS Antes de começarmos fazer os cálculos de vazão, é interessante exemplificarmos de que forma foi montado o sistema para a realização do experimento. Na figura 01 apresentada, temos um modelo de como o experimento foi