Relatorio sobre acidos e bases e indicadores naturais
Campus Universitário de Tucuruí
Laboratório de Química Ensino
Química Geral Experimental
Química Geral Experimental:
Título: Ácidos e bases – Indicadores naturais
Equipe: Cássio Freitas - 13134000718 Isadora Barros - 13134003418 Pamela Rodrigues - 13134001918 Thayane Bandeira - 13134002018 Thiago Rocha - 13134000918
Tucuruí – PA, novembro de 2013
Titulo: Ácidos e bases, indicadores naturais
Objetivos:
Calcular o pH de uma solução aquosa
Conceituar indicador ácido-base
Identificar o comportamento de ácidos e bases na presença de indicadores.
Comparar qualitativamente a força dos ácidos.
Introdução:
Ácidos e bases existem em todo lugar, são duas propriedades da química que costumam ser opostas, os ácidos são qualquer substância que aumenta a concentração do íon hidroxônio em solução aquosa, e as bases são as substâncias que aumentam sua concentração do íon hidróxido em água. São substâncias químicas perigosas capazes de provocar estragos pelo seu poder de corrosão. Porém, estão presentes no cotidiano de todos nós, em alimentos, bebidas, produtos de higiene, remédios, cosméticos entre outros.
Um indicador ácido-base é geralmente uma substância orgânica que apresenta a propriedade de alterar a sua coloração conforme o pH de acordo com o meio utilizado. Indicadores, sintéticos ou naturais, são ácidos ou bases fracas com equilíbrio químico facilmente deslocável, que apresentam a propriedade de mudar de cor em regiões distintas de pH, possuindo uma coloração A em meio ácido e uma coloração B em meio básico. Estas substâncias são utilizadas para indicar a acidez ou basicidade de soluções aquosas.
Materiais utilizados:
Pisseta;
Pipeta volumétrica;
Erlenmeyer;
Bureta;
Vinagre comercial;
Fenolftaleína;
Solução padronizada de NaOH 1N.
Determinação do teor de