Relatorio sinistros concreto armado
SINISTROS EM ESTRUTURAS DE
CONCRETO ARMADO
Teresina – PI
2015
MATHEUS GONZAGA BARROS SOUSA
SINISTROS EM ESTRUTURAS DE
CONCRETO ARMADO
Este relatório relata sobre sinistros em estruturas de concreto armado relacionando a disciplina de Estruturas de Concreto Armado I, do professor Ronaldo Alves, turma 23T6A, bacharelado em Engenharia Civil.
Teresina – PI
2015
RESUMO
Este trabalho apresenta características exigíveis para a apresentação de um relatório técnico-científico, conforme as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O mesmo refere-se a sinistros em estruturas de concreto armado, estudada na disciplina de Estruturas de Concreto Armado I.
03
INTRODUÇÃO
A maioria das patologias em edificações ocorre por consequência de falhas de execução e pela falta de controle dos materiais empregados na construção. São erros em que a displicência e o desconhecimento das tecnologias, causadas pelos profissionais envolvidos, acabam encarecendo a obra em até cinco vezes, como alerta a professora-doutora Sandra Maria de Lima, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Para melhorar os resultados, é importante que os construtores invistam em treinamento e contratação de profissionais especialistas em patologias. Caso contrário, seguirão se repetindo problemas em obras – o que não é um “privilégio” apenas do Brasil. Em países como França, Alemanha, Reino Unido e Itália, estudos mostram que quase 50% dos investimentos em construção civil são destinados às obras de recuperação estrutural.
04
OBJETIVO
Obter conhecimento sobre sinistros ocorridos em estruturas de concreto armado, para saber quais medidas devem ser tomadas.
05 DESENVOLVIMENTO Apesar da existência atualmente de potentes computadores e de sofisticados programas para o cálculo de qualquer tipo de estruturas, ainda encontramos algumas falhas na