Relatorio simulador de circuitos
RELATÓRIO N° 5
Simulador de circuitos
1.
INTRODUÇÃO
Através de um circuito criado no software e com resistências e fonte de tensão estipuladas calculamos valores de tensão e corrente em cada resistor do sistema. No programa é possível variar os valores da fonte e dos resistores de modo preferível para montar o circuito desejável.
O PSIM foi o software utilizado neste trabalho desenvolvido para que circuitos elétricos – eletrônicos fossem testados em bancada virtual de laboratório. Também existem outros programas mais complexos criados para o teste de circuitos, pois sem esses softwares a criação de circuitos muito complexos seria quase impossível de serem criados devido a erros na hora da montagem e, que pelo programa são fáceis de serem visualizados e substituídos, fazendo com que o circuito funcione perfeitamente sem custos adicionais.
2. objetivos
* Introduzir as noções básicas sobre o uso de simuladores de circuitos. * Realizar medições de tensão e corrente no PSIM. * Validar os resultados obtidos nas experiências anteriores.
3. lista de equipamentos
Computadores com o software PSIM instalado, disponíveis nos laboratórios de informática para os alunos da Universidade Federal do Pampa.
4. desenvolvimento
Criado o circuito no programa com fonte e resistores como o roteiro previa, foi feita a medida virtual dos valores, junto com o programa, executando a função (run simulation). Primeiramente foram medidos os valores de tensão em cada elemento do circuito, e após, os valores de corrente desses elementos.
Podemos verificar o circuito (figura 01) criado no software e na tabela logo abaixo os valores obtidos para tensão e corrente medidas através do programa. Os valores de fonte e resistores foram previamente estipulados conforme mostra a figura.
Verificando no circuito e na tabela, notamos que existem resistores iguais e associados em paralelo, que pela lei de ohm têm