relatorio saberes
STELLA RIBEIRO DA SILVA
RELATÓRIO DA PRÁTICA DE SABERES GEOGRÁFICOS ESCOLARES
JUIZ DE FORA 2015
Introdução
Visando ter como conhecimento as atividades promovidas nas aulas referente a disciplina de saberes gegráficos escolares,foi realizado a prática no período de junho,em uma escola Municipal ,no qual pude presenciar os métodos de como foi aplicado o conteúdo aos alunos pelo docente de geografia.Esta é uma prática essencial para a atuação do professor, já que a formação acontece constantemente. De acordo com Freire (1996) esse momento de reflexão crítica sobre a prática é um momento fundamental, já que é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se podem melhorar as próximas práticas.
Com base nessa compreensão, pensar sobre a prática docente precisa ser considerado como uma ação de compromisso para com a educação. É necessário que haja uma busca constante pelo conhecimento, trata-se de um processo contínuo na formação do professor. A educação é permanente não por que certa linha ideológica ou certa posição política ou certo interesse econômico o exijam. A educação é permanente na razão, de um lado, da finitude do ser humano, de outro, da consciência que ele tem de finitude. Mas ainda, pelo fato de, ao longo da história, ter incorporado à sua natureza não apenas saber que vivia, mas saber que sabia e, assim, saber que podia saber mais. A educação e a formação permanente se fundam aí. (FREIRE, 1997 p. 20).
Foi observado no período no qual presenciei o desenvolver da matéria de geografia com os alunos do 8° ano,que o professor explica a matéria de uma forma mais clara possível,sabendo conduzir a aula independente do nível de saber dos alunos,frisando as partes mais importantes da matéria até que seja claramente fixada pelos alunos.
O livro didático usado pelo professor foi (Projeto Araribá,editora moderna,8°ano ensino fundamental),os conteúdos abordados são