Relatorio quimica
Campus Universitário da Região dos Vinhedos
Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologia
Prática 1: Técnicas usuais de laboratório Data: 20/10/2014
Discussões
A) Uso correto do bulbo pipetador e leitura do menisco:
Iniciou-se pelos procedimentos medição de volumes, utilizando vários tipos de vidrarias.
Primeiramente mediu-se 3,5mL de água destilada utilizando a pipeta graduada juntamente com o bulbo pipetador, pois ela nos dá mais precisão. Posteriormente, mediu-se 10mL do mesmo líquido e transferimos para um copo de Becker de 150ml. Sempre analisando a leitura do volume com cuidado na posição do menisco, que deve ficar com a base do ‘U’ no risco da medida querida. Repetiu-se algumas vezes este procedimento, e após colocou-se a água destilada em um Erlenmeyer de 125ml.
B) Uso correto da proveta graduada:
Por meio da proveta graduada, mediu-se 30mL de água destilada. Verificou-se que ela é menos precisa que a pipeta graduada. Após verificar o volume e a posição exata do menisco, transferiu-se o líquido para um copo de Becker.
C) Precisão das vidrarias:
Mediu-se 50mL de água destilada por meio da proveta graduada, e ao transferir para o Becker, verificou-se pela linha de volume que estava praticamente no volume exato, porém ao transferir para o Erlenmeyer, viu-se que ficava um pouco acima de 50mL. Concluiu-se que o Becker e o Erlenmeyer têm menos precisão na medida de volumes.
D) Uso correto da bureta:
Ao usar a bureta, deve-se também usar o suporte universal, para fixar a bureta e facilitar o manuseio. Encheu-se a bureta até o ponto zero, e verificou-se que havia bolhas de ar, abriu-se a torneira até a eliminação destas bolhas. Após eliminá-las, iniciou-se o procedimento para medir 12mL e posteriormente mais 7mL. Sempre lembrando que deve-se encher a bureta até o ponto zero, e eliminar eventuais bolhas, pois assim se garante a medição.
E) Uso correto da balança analítica:
Optou-se por