Relatorio Quimica Analitica Solucao Padrao
1 INTRODUÇÃO 2
2 METODOLOGIA 3
2.1 MATERIAIS USADOS 3
2.2 PROCEDIMENTOS 4
2.4 ANÁLISES DOS RESULTADOS 5
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Neste experimento procedemos ao preparo e padronização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH). A padronização foi feita por titulação com uma solução padrão de biftalato de potássio (C8H5KO4) utilizando como indicador a fenolftaleína. Uma solução é uma mistura homogênea de dois ou mais componentes, ou seja, a composição da mistura é a mesma em todos os pontos. Chama-se solvente ao componente predominante na mistura, e solutos aos componentes existentes em menor quantidade. Concentração de uma solução é a quantidade de soluto presente numa dada quantidade de solução. A concentração pode exprimir-se em várias unidades, sendo a mais comum:
O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.
Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.
Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.
É uma base forte e por isso reage com ácidos (orgânicos e inorgânicos) gerando sais e água.
A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4.Utilizada freqüentemente em titulações, na forma de suas soluções alcoólicas, mantém-se incolor em soluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas. A sua cor muda a valores de pH entre pH 8,2 e pH 9,8.
2 METODOLOGIA
A experiência foi realizada em duas etapas, a primeira foi a preparação da solução aquosa de NaOH, após isso foi realizada a padronização da mesma.
2.1 MATERIAIS USADOS
Balança eletrônica;
Béquer;
Bastão