Relatorio psicologico estagio em atendimento sistemico de familia e casais
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Campus Flamboyant Goiânia
Estudo de caso – Terapia breve de família e casal dentro da abordagem sistêmica.
Disciplina: Atendimento Breve de Família e Casais na Abordagem Sistêmica
Professora: Inês Gomes
Aluno: Clailton Barbosa Barros
R.A.: A323BD-0
Goiânia, Maio/2013.
Estudo do caso apresentado com base na leitura teórica do livro Terapia Familiar Breve.
Ao iniciar o estudo do caso acima descrito e adentrando a leitura dos teóricos, segundos suas abordagens, o terapeuta deve entender que a “integração e o comportamento são elementos determinados pelos significados que os membros da família dão aos acontecimentos. A descrição do processo familiar nos mostra que a família interage segundo um padrão único” (Maturana e Varella, 1980; Leyland, 1988).
Neste sentido, a principal queixa trazida pela família é a necessidade de Ana em querer se separar do marido devido a uma traição que esta descobriu há dois anos. Ana foi quem trouxe esta demanda que segundo ela, além disso, o pai Jorge não tem autoridade sobre a filha Gabriela de apenas seis anos de idade. Ana chega fazer esta afirmação pela filha. Lembrando que existe uma forte influência da mãe de Ana em não aceitar a traição do marido, Jorge. Esta repetição de padrão intergeracional reflete sobre o pensamento de Ana. Pois esta, afirma que ama Jorge. Bem como provavelmente, o mesmo ocorra com Jorge, evidentemente de forma diferente. A comunicação do casal é disfuncional, pois ambos discutem o tempo todo impedindo a possibilidade de entendimento, compreensão, ajustamento, etc.
Possíveis questões que se devem abordar durante a próxima sessão Durante dois anos como foi o comportamento de Jorge e sua esposa Ana? Quais aspectos bons e ruins podem ser apresentados? Quando se casaram, Ana sabia que Jorge