rELATORIO :Proteina c reativa
INTRODUÇÃO
Proteína c reativa (PCR) é uma proteína plasmática reagente de fase aguda sintetizada pelo fígado. É um indicador importante e sensível de inflamação, e o aumento ou diminuição de sua concentração no soro segue de perto processos inflamatórios de natureza infecciosa e não infecciosa. Apresenta aspecto muito importante com relação a sua interação com o sistema complementar, que é um dos mecanismos de defesa do organismo contra elementos estranhos. Sua concentração é muito baixa em indivíduos sadios, porém na presença de infecções ou respondendo a estímulos inflamatórios pode ter um aumento de até 1.000 vezes no indivíduo.
A produção da PCR aumenta principalmente nas primeiras 6 a 8 horas após o inicio de uma inflamação e mantém-se estável por até 48 horas. Ela era analisada como sendo positiva ou negativa, mas agora seus resultados são numéricos, como é o exemplo da proteína C reativa quantitativa.
A PCR por ter alta sensibilidade para muitos episódios de inflamações,pode, por vezes, ser considerada inespecífica, e por isso o médico pode ter que avaliar a história clínica do paciente para interpretar o verdadeiro significado dos resultados do exame.
OBJETIVO GERAL
Quantificar a proteína C. Detectar e analisar alterações na concentração da mesma no material amostra: soro.
MATERIAIS E MÉTODO
-Placa de fundo negro;
-estante;
-salina;
-ependorff;
-pipeta 20ml;
-ponteira;
-papel absorvente;
-Palito homogeneizador;
-reagente látex;
-amostra: soro.
Pipetar 20ml de salina do segundo ao quinto pocinho; pipetar 20ml da amostra no primeiro pocinho; pipetar 20ml da amostra no segundo pocinho.
Homogeneizar e pipetar 20ml para o terceiro pocinho,repetir este procedimento até o quinto pocinho.Pipetar 20ml da reagente látex no primeiro e segundo pocinhos, homogeneizar por dois minutos, a mão livre.
Método de leitura: aglutinação.
RESULTADO
Positivo- Nítida aglutinação (indica presença de PCR em