Relatorio pronto
ESCOLA DE ENGENHARIA
Relatório Experimental
Jessica Brito
Laís Carvalho
Vanessa Aragão
Victor Luan Ferreira
Salvador
2015
1. INTRODUÇÃO
A importância da observação cientifica se dá em diversas esferas, desde capacidade de avaliação pratica sobre fenômeno físicos ou naturais ate a possibilidade dentro da área de trabalho de um profissional. A combustão é uma reação química estudada durante anos e que tem grande relevância nos diversos ramos da tecnologia e da ciência. Estudar esta reação incrementa a capacidade de percepção de fenômenos ocorridos, além de destacar pontos relevantes mediante a percepção do grupo. O maior número de informações e detalhes colhidos no momento a capacidade de desenvolver os requisitos citados.
1.1 Fundamentos
Combustão
Combustão é a sequência de reações químicas exotérmicas entre um combustível e um oxidante, acompanhando pela produção de calor e conversão de espécies químicas. A liberação de calor pode resultar na produção de luz tanto sob a forma incandescente como de chama. Os combustíveis utilizados no processo normalmente incluem compostos orgânicos, especialmente hidrocarbonetos, na fase líquida, sólida ou gasosa, os quais durante sua queima produzem dentre outras coisas, fuligem, CO2, H2O e CH4, que tem influência direta nos ciclos biogeoquímicos o planeta.
Combustão completa
Combustão completa é aquela em que o ocorre á ruptura da cadeia carbônica e a oxidação de todos os átomos de carbono da cadeia carbônica, 100% de energia no combustível é extraída. A reação do hidrocarboneto com o oxigênio produzida dióxido de carbono ( CO2) e a agua (H2O).
Ex: Metano (CH4)
CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(g) + calor
Ex: Butano
2 C4H10(g) + 13 O2(g) → 8 CO2(g) + 10 H2O(g) + calor
Combustão incompleta
Na combustão incompleta não há oxigênio suficiente para consumir todo o combustível, logo são formados monóxido de carbono e água.
Ex: combustão isoctano
C8H18(g) +