Relatorio Processos Industriais Produ o de Carbonato de Calcio
Tecnologia Processos Industriais
Produção de Carbonato de Cálcio
3º Módulo de Química
Alunos: Ana Karolina n° 02 Diellison, nº 03
Fabio, nº 06
Jaciara, nº 12
Jilvanete, nº 15
Larissa, n° 19
Leticia, nº 21
Professora: Gomide
Data da realização:08/04/2015
Data de entrega: 22/04/2015
Tatuí 2015
Sumário
Introdução 3
Objetivo 5
Materiais e Reagentes 5
Procedimento 6
Resultado 7
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
Os carbonatos resultam da combinação do (CO3-) com metais e metalóides, ou da reação do ácido carbônico com esses elementos. Quando o carbono se une com o oxigênio, apresenta forte tendência a ligar-se a dois átomos de O (Oxigênio), compartilhando dois de seus quatro elétrons de valência com cada um para formar uma unidade química estável (CO2). Outra maneira do C (Carbono) combinar-se com o O2 resultam no radical CO3-, uma vez que a relação dos raios iônicos conduz à coordenação 3, gerando uma estrutura triangular onde três O (Oxigênio) envolvem o C (Carbono) coordenador central.
O radical carbonato em presença do íon H+ torna-se instável e decompõe-se, gerando o CO2, uma vez que esta estrutura é mais estável, produzindo a reação de efervescência quando os carbonatos são atacados por ácidos.
Na natureza, o carbonato de cálcio (CaCO3) ocorre na forma de vastos depósitos sedimentares resultantes da fossilização dos restos de vida marinha pré-histórica. Nestes depósitos, o carbonato de cálcio ocorre principalmente como calcita, a forma mais comum, e como aragonita, mais frequente em mares temperados. Estas duas formas de carbonato de cálcio diferem entre si quanto aos seus arranjos cristalinos. Vastos leitos de aragonita formam as Bahamas e o leito do Mar Vermelho. A calcita ocorre, mais frequentemente, como calcário, dolomita (um carbonato misto de cálcio e magnésio ([CaMg(CO3)2]) e mármore.
Além disso, eles estão presentes também nas estalactites e estalagmites. O carbonato de cálcio é