relatorio pratica 1 bac014
UNIFEI - Campus Itabira
Disciplina BAC 014 – Engenharia de Fluidos
Turma TF
Prática 1 – Equilíbrio Térmico e Calor Específico
Professor: Valdir
Itabira
20 outubro 2011
SUMÁRIO
1. Introdução
Para amenizar as dificuldades em se definir as temperaturas é possível conceituar a igualdade de temperatura ou equilíbrio térmico que é observada quando dois corpos não apresentam alterações em qualquer propriedade mensurável quando colocados em contato térmico.
A lei zero da termodinâmica permite definir uma escala de temperatura, pois diz que: "Se dois objetos estão em equilíbrio térmico com um terceiro, então eles estão em equilíbrio térmico entre si." Isto é, se dois corpos possuem a mesma temperatura então estão em equilíbrio térmico entre si.
Na situação de equilíbrio térmico, em um sistema isolado (adiabático), temos que pelo princípio da conservação da enrgia, a quantidade de calor perdida ou cedida por uma substância de maior energia é igual à quantidade de calor ganha pela substância de menor enrgia. De uma forma geral, temos que:
Q ganho = Q perdido ,
Onde a quantidade de calor é dada pela equação fundamental da calorimetria
Q = m . c . ∆T
Ao estudar sobre o calor, pode-se observar uma propriedade termométricas, ou seja mudança de estado mediante o fornecimento ou retirada de calor dos materiais. Alguns materiais mantém constante sua temperatura durante a transformação de uma fase para outra, e esta pode ser utilizada na obtenção de pontos de referencia para uma escala termométrica.
Após ser realizados o estudo experimental do comportamento térmico dos materiais durante as transformações de fase, pode-se conceituar calor latente, calor sensível, calor específico (c), capacidade térmica (C) ou capacidade calorífica.
Calor latente é a grandeza física relacionada a quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve