RELATORIO Ponto De Fuma A
Os lipídios representam um dos grupos de compostos mais frequentemente encontrados na natureza em células de origem animal, vegetal e microbiana e, dentre as suas mais variadas funções, destaca-se a alimentação humana, por seu valor energético e nutricional. Na nutrição humana, os óleos apresentam uma importância significativa, uma vez que são ricos em ácidos graxos insaturados (ácido oléico, ácido linoléico e alfa-linoléico) e, consequentemente, pobres em ácidos graxos saturados, além de ser veiculadores de vitaminas lipossolúveis (RIBEIRO, 2004). Os óleos vegetais desempenham um papel importante na indústria alimentícia, melhorando as características sensoriais dos alimentos como sabor, odor e textura. Atualmente, devido à praticidade e à rapidez, necessárias ao preparo dos alimentos, grande parte dos óleos vegetais comestíveis, tais como o óleo de soja, o óleo de canola e o óleo de girassol, está sendo usada em processos de fritura, nos quais, além de transferir calor conferem aos alimentos características organolépticas desejáveis (CELLA et al., 2002).
Cerca de 85% da colheita mundial de soja é processada para produzir o óleo e os resíduos da extração, torta, no caso da prensagem, farelo, no caso de extração por solvente, usados na preparação de rações para animais; de 4% a 5% desses resíduos da extração do óleo são reprocessados em farinhas e proteínas para uso alimentício (ARAÚJO, 2004). A canola é uma oleaginosa que foi desenvolvida por melhoramento genético convencional de colza. É um óleo que deve conter menos de 2% de ácido erúcico e o componente sólido de semente deve conter menos de 30 micromoles de glucosinolatos. O óleo de canola é o mais utilizado na indústria para a produção de biodiesel e constitui padrão de referência no mercado europeu (TOMM, 2006).
O Óleo de Girassol é um óleo considerado nobre e sua qualidade nutricional de apresentar alto índice de ácido linoléico (Ômega 6) e Tocoferóis (vitamina E) auxilia na redução