Relatorio motor stirling
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHERIA MECÂNICA
MEC1903- MOTORES TÉRMICOS
AVALIAÇÃO DE UM MOTOR TÉRMICO TIPO STIRLING
Natal, 15 de Maio de 2014.
AVALIAÇÃO DE UM MOTOR TÉRMICO TIPO STIRLING
A ser avaliado pelo professor
Francisco de Assis de Oliveira Fontes
1 - OBJETIVO O presente trabalho tem como objetivo analisar e avaliar quantitativamente um motor de combustão externa do tipo Stirling. Avaliando, principalmente, a eficiência energética do mesmo. Para fazer as análises foi usado protótipo de veículo cuja locomoção era baseada no princípio de funcionamento desse motor.
2 - INTRODUÇÃO
2.1 - O motor stirling O motor Stirling foi desenvolvido em 1816 pelo engenheiro escocês Robert Stirling. O diferencial desse tipo de motor são as diversas formas pelas quais pode-se gerar trabalho a partir de várias fontes caloríficas como gases, madeira, biomassa, energia solar, entre outras.
Esse tipo de motor é como uma máquina a vapor na qual toda transferência de calor ocorre na parede do mesmo, o que contraria o motor de combustão interna que tem como entrada de calor uma combustão de um determinado combustível dentro do corpo do motor. O ciclo geral para estes motores, à semelhança do que sucede em todas as máquinas térmicas, é constituído pela compressão do gás frio, pelo aquecimento do gás, e pelo arrefecimento do gás antes da repetição do ciclo.
Os motores Stirling são classificados em 3 grupos de acordo com a configuração dos cilindros e pistões, que são: Alfa, Beta e Gama. Além disso, o ciclo de Stirling precisa de quatro processos para a geração de potência: compressão a temperatura constante, aquecimento a volume constante, expansão a temperatura constante e rejeição de calor a volume constante.
2.1.1 - Motor Stirling tipo Alfa
O motor Stirling de dois pistões é um dos três