relatorio micrometro
O micrômetro é um instrumento extremamente preciso, pois é capaz de averiguar a milésima parte do metro. Obtêm-se com ele, medidas rigorosas. Pode-se medir, por exemplo: lâminas, diâmetro de fios, folhas de papel, etc. Todo tipo de medições que precisam de precisão milimétrica.
1.1 – Introdução Teórica
A necessidade de técnicas de medidas cada vez mais extas e concisas fez com que o ser humano sempre estivesse em busca de novos meios, de novos métodos e novos instrumentos de medição.
O micrômetro é um dos instrumentos de medições criado com esta finalidade, de aprimorar e chegar cada vez mais perto do que se entende por exatidão. Também conhecido como Palmer (homenagem ao seu inventor Jean Louis Palmer), o micrômetro é basicamente composto de esperas, um parafuso micrométrico, um tambor e uma catraca.
Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples. Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro.
O funcionamento do micrômetro baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável. A circunferência de rosca ("tambor") é dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm a 0,001mm.
1.2 – Partes do Micrômetro
1.3 – Procedimento de medição
Para realizar uma medida com o micrômetro, deve-se: - Posicionar o objeto a ser medido entre as faces da ponta fixa e da ponta móvel do micrômetro;
- Girar o tambor até que as faces encostem-se ao objeto suavemente. Deve-se utilizar o parafuso de fricção ou catraca fornecendo a pressão adequada para a medida;
- Ler quais os milímetros inteiros na escala fixa que estão visíveis antes da borda tambor;
- Ver se a marcação de meio milímetro, superior ao último