relatorio- metodo de job
VITÓRIA
08 de julho de 2013
Sumário
OBJETIVO 3
INTRODUÇÃO 4
MATERIAL UTILIZADO 5
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
RESULTADOS E DISCUSSÔES 8
CONCLUSÂO 13
REFERÊNCIAS 14
Objetivo
Esta prática objetivou determinar a estequiometria de compostos formados através da reação entre os íons Ba²⁺ e CrO₄²⁻ e entre os íons Ba²⁺ e PO₄³⁻ utilizando o método das variações contínuas, também conhecido como método de Job.
Introdução
Uma reação química obedece sempre às mesmas relações ponderais, ou seja, obedece a uma determinada estequiometria. A estequiometria, portanto, relaciona-se com as informações quantitativas que podem ser obtidas de uma reação química. Havendo excesso de um dos reagentes, este excesso não reage, podendo ser recuperado. Um método simples para determinar a estequiometria de uma reação é o método das variáveis contínuas.
Nesta prática, foi determinada a estequiometria de compostos por este método de Job que é de aplicação ampla, podendo ser usado para diferentes tipos de sistemas. Assim, no caso em que se forma um produto gasoso, pode-se medir o volume de gás obtido; se a reação é exotérmica, pode-se determinar a quantidade de calor liberada; em outros casos, pode-se utilizar uma série de métodos instrumentais, onde a variação de alguma propriedade físico-química do sistema é medida, por exemplo: medidas calorimétricas, potenciométricas, condutométricas,altura de precipitado etc.
Este método foi criado para determinar experimentalmente a relação estequiométrica em que os reagentes são combinados numa reação. Baseia-se na realização de uma série de reações, usando quantidades diferentes de cada reagente, mantendo constante a quantidade total de ambos. Você pode, então, medir a variável de sistema, relacionada com a massa, e conspiraram contra as quantidades de reagentes utilizados. A variável pode ser o peso ou a