RELATORIO - LARANJADO DE METILA
710 palavras
3 páginas
ObjetivoAnalisar na pratica a funcionalidade do indicador acido/base alaranjado de metila.
Introdução
Após estudos Arrhenius desenvolveu uma teoria que dizia que Ácida é toda substância que em solução aquosa sofre ionização, liberando como cátion somente H+; sendo base às substâncias que em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando como único ânion os íons OH (hidroxila)
Para analisar se uma substancia era ácido ou base foi descoberto o chamado pH que é a medida que indica se uma solução líquida é ácida, neutra ou básica,sendo Ácido (pH7).
E para fazer tal analise é necessário utilizar os chamados “Indicadores de Ph” sendo que estas substâncias mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em solução, e assim são usados para indicar se uma solução é ácida ou básica.
Alaranjado de metila, também chamado de alaranjado de metilo, laranja de metila, laranja de metilo, heliantina ou aindametilorange (MO) é um indicador de pH frequentemente usado em titulações.
É frequentemente escolhido para ser usado em titulações por causa de sua clara mudança de coloração. Por causa de sua mudança de coloração na faixa de pH medianamente ácido, é normalmente usado em titulações de ácidos. Diferentemente de um indicador universal, o alaranjado de metila não tem um largo espectro de mudança de cores, mas tem um ponto final bem definido.
Materiais Utilizados
- Suporte de tubos de ensaio
- Tubos de ensaio
- Pipetas de pasteur
- Pipetas graduadas
- Pera de sucção (pipetador de três vias)
- Béqueres
- Etiquetas
- Água destilada
- Ácido clorídrico (HCl)
- Alaranjado de metila (C14H14N3NaO3S)
- Hidróxido de sódio (NaOH) Procedimento
I - Separar 8 tubos de ensaio para testes com NaOH e 8 tubos para os testes com HCl.
II - Em 1 tubo, adicionar 10 mL de NaOH, etiquetando-o como "0"
III - No restante dos tubos, 9 mL de água destilada e etiquetar-los do "1" ao "7".
IV - Pegar 1 mL do tubo "0" e adicionar no tubo "1" e agitar bem para sua