Pesquisa
ALUNA: VIVIANE FERREIRA LOPES
TUTORA: TÂNIA MARIA FILIU.
De acordo com a leitura que fiz, vários acontecimentos marcaram a trajetória da Psicopedagogia, foram:
O interesse por compreender e atender portadores de deficiências sensoriais, debilidade mental, problemas cognitivos e de comportamento social inadequado.
1904 a 1908 - Inicio das primeiras consultas médico-pedagógica para o encaminhamento das crianças às classes especiais. Década de 1920 - Nascimento da Psicopedagogia. Momento em que se instituiu o primeiro Centro de Psicopedagogia do mundo, ligado ao pensamento psicanalítico de Lacan.
O argentino Jorge Visca, considerado o pai da Psicopedagogia (criador do instituto de Psicopedagogia da Argentina na década de 60) como área de conhecimento e responsável direto pela definição da Psicopedagogia. A Psicopedagogia começa a se estruturar no Brasil, e Sara Pain, Alícia Fernandéz, Jorge Visca, foram estudiosos de grande destaque que impulsionaram através da contribuição argentina, publicações de literatura específica sobre a psicopedagogia. Na década de 80, Visca criou os Centros de Estudos Psicopedagógicos (CEP) no Rio de Janeiro, em Curitiba e em Salvador. Sendo que os cursos traziam a Formação Clínica Psicopedagógica. Ainda em 1980, criou-se a Associação de Psicopedagogos de São Paulo, e, em 1985, a Associação Brasileira de Psicopedagogia.
1994 Mato Grosso do Sul – Oferta do primeiro curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Católica Dom Bosco. A partir desta primeira turma, muitas outras se constituíram.
2003 – Ofertas do curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional no interior do Mato Grosso do Sul.
VIVIANE FERREIRA LOPES