Relatorio Lancamento
RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA
“LANÇAMENTO”
(4º EXPERIÊNCIA)
Disciplina: Física 2
DANIEL MOREIRA SIQUEIRA RGM 31592
DANILO ALMEIDA RGM 61590
LUIS HENRIQUE DE SOUZA ALVES RGM 61393
RONDERSON VIEIRA RGM 61601 Prof. Fred Gusmão
SUMÁRIO
OBJETIVO 3
MATERIAL UTILIZADO 4
INTRODUÇÃO 5
EXPERIÊNCIA 9
RESULTADOS 11
CONCLUSÃO 13
ANEXO A 14
OBJETIVO O objetivo desta experiência é determinar a velocidade, alcance e altura que a esfera atinge após realizarmos um lançamento com esfera onde este decorre de forma obliqua. Desta forma, demonstraremos os valores obtidos de forma gráfica em relação ao tempo.
MATERIAL UTILIZADO
Tubo de PVC de 40mm
Esfera de metal
Régua
Prumo de centro
Suporte para variação da inclinação do tubo
Papel Carbono
Fita métrica
Escalimetro
INTRODUÇÃO
Movimento parabólico
O movimento parabólico é caracterizado por dois movimentos simultâneos em direções perpendiculares, mais especificamente um deles um Movimento Retilíneo Uniforme e outro um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Dadas essas circunstâncias o móvel se desloca segundo uma parábola.
Tais circunstâncias podem ser observadas num simples lançamento oblíquo, onde, desprezando o atrito do ar e demais efeitos o objeto se desloca verticalmente acelerado pela ação da gravidade local, e, horizontalmente se desloca seguindo velocidade constante.
Demonstração
Através de ferramentas do Cálculo Diferencial e Integral é possível descrever com exatidão as situações em que a trajetória um dado projétil é parabólico. Inicialmente, é razoável considerar que um corpo quando arremessado tem sua trajetória descrita num plano. Consideraremos então que o projétil se desloca no plano cartesiano x0y. Assim, sabendo a velocidade e a posição (aqui especificamente expressadas na base canônica) no instante inicial t = 0.
Considerando que o corpo não sofre nenhum