Relatorio investigação geotecnica
INSTITUTO TECNOLÓGICO
FACULDADE DE ENGENHARIA
INVESTIGAÇÃO GEOTECNICA
PROFESSOR: SALIM FRAINHA NETO
ALUNO: DAVIDSON DA ROSA SALES
MATRÍCULA: 09118004501
BELÉM-PARÁ
ABRIL/2013
INTRODUÇÃO
O ensaio com Dilatómetro de Marchetti (DMT) ou dilatómetro plano foi desenvolvido em Itália por Silvano Marchetti, professor na Universidade de L'Áquila, Roma, tendo sido apresentado pela primeira vez em 1980.Aquando da sua construção, Marchetti idealizou um equipamento de fácilmanuseamento, robusto, de simples reparação in situ, independente relativamente a sondagens e, por fim, que ao inserir, produzisse perturbações inferiores às observadas noutros ensaios de penetração. Por outro lado, com o intuito de manter o comportamento do solo em fase elástica, elaborou o ensaiopara que as deformações da membrana fossem pequenas na fase de expansão.Partindo de correlações semi-empíricas é possível a obtenção de uma variada gama de parâmetros geotécnicos relacionados com a resistência,deformabilidade e história de tensões do solo.
Um grande marco deste ensaio é sua absoluta padronização internacional em qualquer um dos 40 países que o utilizam, permitindo assim, uma compartilha internacional, direta, da experiência obtida, o que não ocorre com o ensaio SPT, que enfrenta a dificuldade de padronização internacional, fruto das diferentes energias aplicadas.
ENSAIO COM DILATÓMETRO O ensaio com dilatómetro é uma adaptação do pressiómetro para sua aplicação em rochas e, consequentemente segue os mesmos princípios de procedimento. Este ensaio é muito útil em maciços rochosos muito fracturados, em rochas brandas ou deformáveis e quando a obtenção de amostras é difícil ou impossível e seja necessário conhecer as propriedades elásticas da rocha “in situ”. Os resultados obtidos são expressos em curvas carga-deformação radial, a partir das quais se retira o módulo de deformação dilatométrico. Como os maciços rochosos são por norma